Caros leitores,
Hoje gostaria de compartilhar com vocês uma perspectiva muito interessante sobre a eficácia da meditação na redução da ansiedade e do estresse em nossas vidas, baseada nas experiências do renomado autor Yuval Harari que ele compartilha em um de seus livros, “21 Lições para o Século 21”.
No Capitulo 21, sobre Meditação Harari fala de suas experiências pessoais com a meditação, especialmente com a técnica Vipassana. Após anos imerso na academia e na busca intelectual pelo sentido da vida, ele se viu diante do convite de um amigo querido para experimentar algo mais prático: a meditação.
Yuval descreve como ficou surpreso com a simplicidade da instrução do professor S.N. Goenka ao iniciar um curso no método Vipassana: sentar-se de pernas cruzadas, olhos fechados, e concentrar-se na respiração. “Não façam nada”, era o mantra. Ele dizia:
“Apenas observem a realidade do momento presente, qualquer que seja. Quando a respiração está entrando, você só tem consciência de que agora a respiração está entrando. Quando a respiração está saindo, você tem consciência da saída dela. E quando perder a concentração na respiração e começar a vagar por pensamentos, fantasias, você terá consciência de que está divagando e se afastando da respiração”.
Para Harari, essa foi a coisa mais importante que alguém já lhe disse. Apenas observar, sem julgar, sem tentar controlar, apenas estar presente no momento, foi uma das ferramentas de auto-conhecimento que mais o ajudou. Essa prática o a fez perceber que quando sua mente divaga, ele pode gentilmente trazê-la de volta ao presente, ao aqui e agora, simplesmente retornando a atenção ao fluxo da respiração.
Observando nossa respiração aprendemos mais sobre nossa mente e desenvolvimento habilidades de regulação da mesma (e suas emoções). Para Yuval, poucas horas de meditação são capazes de nos mostrar nossa limitação, falta de conhecimento sobre nós mesmos e auto-controle.
Além da respiração, Yuval também aprendeu com o professor Goenka a observar as próprias sensações. Não aquelas que nos provocam grandes emoções e grandes dores apenas, mas aquelas mais mundanas mesmo: como o calor, a pressão de um objeto no corpo, dores pequenas e assim por diante. Para a técnica Vipassana, o nosso fluxo mental é diretamente ligado a nossas sensações corporais. Para essa metodologia de meditação, não reagimos ao que acontece mas as sensações que o que acontece provoca e nossos corpos.
Se estamos injuriados com alguém, o que nos deixa com essa sensação é a ardência na boca do estômago e gera a faixa de dor que aperta nosso corarão quando isso acontece. Nosso corpo dói quando alguém, por exemplo, ofende nosso pais ou um grupo especifico de pessoas que consideramos importante. Não é o pais que sente, mas nós que residimos nele e nos importamos com ele que sentimos com NOSSO corpo.
Você sabe o que acontece com seu corpo quando sente raiva? De verdade, passo a passo? Yuval não sabia, apesar de ter sentido isso muitas vezes antes desse curso. Sofrimento não é uma condição apenas objetiva do mundo exterior. É uma reação mental gerada em relação ao que acontece ao nosso redor.
De acordo com Yuval, com a meditação Vipassana ele aprendeu mais sobre ele mesmo e seres humanos em geral observando suas sensações em 10 dias do que a vida inteira até aquele momento. E para isso so teve que simplesmente observar a realidade tal como ela é.
Desde então ele medita duas horas por dia e faz um retiro todo o ano. Foi assim que escreveu Sapiens e Homo Deus, atravé do foco e clareza que essa prática proporciona a ele.
Quando nos permitimos parar por um momento e simplesmente observar nossa respiração, estamos treinando nossa mente para ser mais presente, mais calma e mais consciente. E é nessa presença que encontramos o espaço para lidar com os desafios da vida de uma forma mais equilibrada e serena.
Portanto, convido todos vocês a experimentarem a meditação em suas vidas diárias. Não precisa ser complicado ou demandar muito tempo. Apenas alguns minutos por dia podem fazer uma grande diferença. Temos alguns conteúdos em nosso Instagram que podem te ajudar a dar esse primeiro passo. Assim como Yuval Harari, vocês podem descobrir que a prática da meditação é uma poderosa aliada para construir uma vida com mais bem-estar emocional.
Com carinho,
Mirela Cardinal, Psicologa do Intercambiamente