Os pedidos de desculpas são habilidades de comunicação importantes. Envolve exercitar empatia, gentileza, responsabilidade, autoconfiança e autoestima. Não é uma palavrinha mágica, um mero alívio de culpa ou um ato de cordialidade vazio. Apenas dizer as palavras “eu sinto muito, me desculpa…” não é um pedido de desculpa completo. Antes de tudo, é claro, você precisa saber se você quer realmente se desculpar.
Pedir desculpas significa expressar que você lamenta algo que fez. Um pedido sincero envolve refletir sobre suas ações, assumir a responsabilidade por elas e fazer mudanças para melhorar as coisas no futuro. Apresentar um pedido de desculpa honesto e gentil pode ajudar a “reparar” uma relação, aproximando ou libertando, ao mesmo tempo em que demonstra cuidado e respeito pela outra pessoa.
Então, como pedir desculpas?
Um pedido de desculpas honesto e gentil envolve três etapas:
1. Refletir sobre suas ações e considerar o papel que você desempenhou na situação. Mesmo que não seja só sobre você.
- Ainda que outra pessoa tenha participado do problema, qual foi a minha contribuição?
- Tente se aproximar da perspectiva da outra pessoa: como minhas atitudes são vistas do outro lado?
- Como resultado das minhas ações, como aquela pessoa pode estar se sentindo?
Em seguida, assumir a responsabilidade exige que você se aproprie de suas ações e diga “sinto muito”. É importante dizer de maneira clara e sincera. Na maior parte das vezes, esclarecer pelo que exatamente você está pedindo desculpa ajuda. Um exemplo bem simples: “Desculpa por eu ter me exaltado durante a nossa conversa. Foi desrespeitoso e errado.” Quando há sentimentos feridos, “cheque os fatos” revisando o que aconteceu junto com a outra pessoa. Você pode trazer o seu lado para que a pessoa entenda o contexto de determinada atitude, mas que não se resuma a justificar o seu comportamento ou dar “desculpas”. Como por exemplo, apenas dizer “desculpa, mas eu estava cansado”. Porque é importante que você esteja aberta/o para acolher como a pessoa se sentiu com determinada atitude sua, mesmo que sua atitude não tenha sido intencional.
Finalmente, ouvir e melhorar significa aceitar o feedback da outra pessoa e aprender como evitar a repetição de um erro. Escute mais e dê a chance da outra pessoa responder sem interrupção. Aceitar as desculpas ou mesmo perdoar pode levar um tempo e não é garantido. Está tudo bem. Esteja preparado para discutir as mudanças que você poderá fazer para evitar repetir determinada situação/problema.
Quando é difícil pedir desculpas
Em outro texto discutimos sobre a relação entre se desculpar o tempo todo e a baixa autoestima. Entretanto, o contrário pode significar o mesmo. Resistir pedir desculpas quando necessário e ter muita dificuldade para reconhecer as suas implicações nos sentimentos das outras pessoas, pode ser também sinal de insegurança e de uma autoestima fragilizada.
Nesses casos, pode ser muito mais fácil pedir desculpa quando cometemos algum erro insignificante, com uma pessoa desconhecida e quando não reflete na nossa autoimagem. Mas há muitos outros erros que podem “pegar mal” na ideia de quem somos ou de quem gostaríamos de ser. Torna-se mais complicado quando a pessoa em questão importa para a gente, porque o pedido destaca os aspectos negativos no nosso comportamento, podendo trazer sentimentos de vergonha e culpa. E ninguém gosta de experimentar esses sentimentos desagradáveis, não é mesmo? Além disso, podemos tomar como uma ameaça à imagem que temos de nós mesmos como “boas pessoas” e imaginamos a possibilidade de decepcionar a outra pessoa. Se interpretamos dessa maneira, pedir desculpas e reconhecer que cometemos um erro dá a sensação de diminuir nosso próprio valor. Quando na verdade mostra que
Sim, pedir desculpas é importante
É sim necessário pedir desculpas em algumas situações. Vai de mão dadas com aceitar nossas imperfeições como humanos, ter humildade em reconhecer nossos erros e falhas e mostrar nossos sentimentos de empatia e justiça em relação as outras pessoas.
Quando facilmente atribuímos culpa a algo externo ou a outras pessoas, não nos responsabilizamos pela nossa parte no que fazemos e no que escolhemos. No entanto, as pessoas merecem nossos pedidos de desculpas. Pode ser o que ela precise do seu pedido de desculpa como reconhecimento e validação do que ela sentiu (por exemplo, ela se sentiu triste quando não foi ouvida por você), para liberar emoções (raiva, ressentimento, decepção) e para se liberar de situações (superar um término de namoro).
Para finalizar essa reflexão, trago uma crença muito comum: a de que quando amamos alguém não faz falta pedir desculpas. Sabe quando falamos de maneira grosseira com a nossa mãe e simplesmente deixamos isso passar? Quando em realidade, um pedido de desculpa pode ser especialmente importante quando você ama alguém. Esse ato comunica que você se importa com a outra pessoa e que você quer que ela se sinta bem.
Essas reflexões foram úteis para você? Comenta com a gente o que você pensa sobre isso, vamos adorar te ler!
Para marcar uma sessão de terapia com as Psicólogas do Intercambiamente, clique aqui.
[…] e como nos relacionamos com outras pessoas. A boa notícia é que “pedir desculpas” é uma habilidade que podemos aprender a desenvolver da maneira que faça mais sentido para nós e p…. Nesse texto vamos mostrar 3 situações nas quais os pedidos de desculpa podem ser sinais de baixa […]