Existem vários motivos pelos quais pessoas LGBTQIA+ que vivem fora do Brasil podem precisar buscar apoio psicológico. Algumas dessas razões incluem experiências de discriminação e preconceito, dificuldades de adaptação a uma nova cultura, isolamento social e problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e suicídio.
Se você vive fora do seu país de origem e busca psicoterapia, é importante encontrar um atendimento psicológico ético e seguro. Muitas pessoas LGBTQIA+ já enfrentaram situações em que foram julgadas ou não tiveram um espaço seguro para se expressar em sessões de terapia. É fundamental esclarecer algumas coisas sobre a prática da psicologia para que você possa avaliar o profissional e o atendimento que está recebendo.
A violência estrutural e coletiva contra pessoas LGBTQIA+ é um problema em todo o mundo, e a discriminação pode afetar a saúde mental. É importante lembrar que não se cura aquilo que não é doença.Uma psicologia ética deve garantir que você seja protegido contra violência durante as sessões de terapia, desenvolver um vínculo seguro, autêntico e humano com você, respeitando quem você é e aplicando conceitos como liberdade, dignidade e integridade em suas ações, para que você se sinta protegido e com suas necessidades atendidas.
Durante o atendimento, é importante receber apoio na autodeterminação do seu corpo, identidade e expressão de gênero, bem como ter a expressão de sua sexualidade protegida. A psicologia deve contribuir para a compreensão das pessoas LGBTQIA+ e evitar qualquer conceito ou técnica que reduza, estigmatize ou determine suas experiências. Reflexões sobre o sofrimento psíquico devem levar em conta o contexto social em que a pessoa vive, incluindo território, raça, gênero e orientação sexual. Lembre-se de que você merece um atendimento psicológico ético.
Recursos e organizações que oferecem serviços de terapia e suporte emocional para pessoas LGBTQIA+ imigrantes ou expatriados em alguns países:*
Europa:
- Rainbow Bridge: Uma organização sem fins lucrativos que oferece suporte emocional e serviços de terapia para pessoas LGBTQIA+ que enfrentam barreiras culturais e linguísticas na Europa.
- LGBT Asylum Support: Uma organização sem fins lucrativos que oferece suporte emocional, ajuda legal e serviços de terapia para pessoas LGBTQIA+ que procuram asilo na Europa.
- International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans and Intersex Association (ILGA): Uma organização internacional que trabalha em prol dos direitos humanos e da igualdade para pessoas LGBTQIA+ em todo o mundo. A ILGA tem membros em toda a Europa e pode fornecer informações e recursos locais para ajudar pessoas LGBTQIA+ imigrantes ou expatriados.
Holanda:
- COC Nederland: Uma organização sem fins lucrativos que trabalha em prol dos direitos LGBTQIA+ na Holanda. COC Nederland oferece serviços de aconselhamento e suporte emocional para pessoas LGBTQIA+ imigrantes ou expatriados que vivem na Holanda.
França:
- Le Refuge: Uma organização sediada na França que oferece suporte emocional e serviços de terapia para jovens LGBTQIA+ que enfrentam problemas de saúde mental ou de isolamento social.
Alemanha:
- Schwulenberatung Berlin (https://www.schwulenberatungberlin.de/): oferece aconselhamento e suporte para pessoas LGBTQIA+ em Berlim, incluindo para imigrantes.
- LeTRa – Lesbenberatung Berlin (https://letra-lesbenberatungberlin.de/): oferece aconselhamento e suporte específico para mulheres lésbicas em Berlim.
Portugal:
- ILGA Portugal (Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo): oferece suporte emocional
- Projeto Ex Aequo: oferece serviços de aconselhamento e apoio emocional a jovens LGBTQIA+ com idades entre 16 e 30 anos.
Espanha:
- COGAM (https://www.cogam.es/): oferece apoio psicológico e suporte emocional para pessoas LGBTQIA+ em Madri, além de outros serviços e atividades para a comunidade.
- Observatorio contra la LGTBfobia (https://www.stophomofobia.org/): oferece serviços de apoio para vítimas de discriminação e violência LGBTQIA+ em Barcelona e em outras partes da Espanha.
- Fundación Triángulo (https://fundaciontriangulo.es/): oferece suporte emocional, aconselhamento e outros serviços para pessoas LGBTQIA+ em diferentes partes da Espanha, incluindo imigrantes.
Reino Unido:
- The LGBT Asylum Support Task Force (Reino Unido): oferece suporte emocional, informações e recursos para pessoas LGBTQIA+ que buscam asilo no Reino Unido.
- The LGBT Helpline (Irlanda): oferece suporte emocional, informações e aconselhamento para pessoas LGBTQIA+ na Irlanda.
Austrália e Nova Zelândia:
- The Rainbow Youth Health Network (Nova Zelândia): oferece suporte emocional, informações e recursos para jovens LGBTQIA+ na Nova Zelândia.
- The Australian LGBTQIA+ Health Alliance: fornece uma lista de provedores de saúde mental sensíveis à questão LGBTQIA+ em toda a Austrália.
Canadá:
- The Canadian Centre for Gender and Sexual Diversity (CCGSD): oferece aconselhamento por telefone ou por e-mail, para pessoas LGBTQIA+ em todo o país.
- Rainbow Health Ontario: oferece uma lista de provedores de saúde mental sensíveis à questão LGBTQIA+ em Ontário, Canadá.
Estados Unidos:
- The Trevor Project: oferece suporte emocional, aconselhamento e recursos para jovens LGBTQIA+ nos EUA.
- The National Queer and Trans Therapists of Color Network: fornece uma lista de terapeutas e psicólogos que trabalham especificamente com pessoas LGBTQIA+ de cor em todo o país.
É importante lembrar que existem muitas outras organizações e recursos disponíveis, e é possível encontrar mais informações pesquisando online ou entrando em contato com grupos locais de apoio à comunidade LGBTQIA+.
*Não temos conhecimento desses serviços, portanto, recomendamos que você faça uma pesquisa e se informe sobre o local.
As psicólogas da Intercambiamente apoia a comunidade brasileira LGBTQIA+ pelo mundo. Marque uma sessão online clicando aqui.
Acompanhe conteúdos sobre saúde mental e vida no exterior nas nossas redes: