Se você está se instalando em um novo país é muito provável que tenha se deparado com o conceito de “choque cultural”. Gostaríamos de deixar claro que o choque cultural não é algo repentino, mas um estresse gradual, acumulativo, que pode levar um tempo para se manifestar, inclusive anos.
Identificar que se está experienciando um choque é chave para desenvolver uma vida que faça mais sentido, evitar esgotamento emocional, tensões nos relacionamentos familiares ou amorosos e depressão.
Antes, é necessário esclarecer que o choque cultural é uma experiência profundamente pessoal e não impacta as pessoas da mesma forma, nem sequer os membros de uma mesma família. O choque cultural é o processo de ajuste a uma cultura desconhecida ou distante e, pode ser vivido de forma positiva e negativa simultaneamente. Pode acontecer tanto em um novo país ou em uma nova cidade como no próprio país depois do retorno.
Com base nos nossos atendimentos psicológicos com brasileiras e brasileiros e nas nossas próprias vivências no exterior, reunimos aqui alguns sinais que indicam que você pode estar experimentando um choque cultural, são eles:
FISIOLÓGICOS | EMOCIONAIS | COMPORTAMENTAIS |
Alterações no sono | Frustração / Insatisfação | Busca pelas pessoas do próprio país |
Alterações na alimentação | Sensação de exclusão / incompreensão | Atitude mal-humorada |
Dificuldade de concentração | Tristeza / solidão / negativismo | Opiniões simplistas sobre as pessoas / acontecimentos locais |
Ansiedade / Irritabilidade | Paralisia / ineficiência | |
Extrema nostalgia / vontade de abandonar | Isolamento ou evitação (de pessoas e eventos) |
Exploramos alguns dos sinais do choque cultural
Mudanças de humor
Você sente que está vivendo uma montanha russa emocional. Cada dia você pode se sentir de formas diferentes, com muita intensidade. Você pode ficar alegre, eufórico, triste e irritado no mesmo dia. Parece que aos poucos você vai perdendo controle do que sente e como reage às coisas que acontecem com você no novo país.
Tristeza
Após alguns meses no exterior, você começa a sentir uma melancolia que aos poucos, pode se tornar constante. As possibilidades do novo país que antes te deixavam animada/o, agora passam despercebidas. Você passa mais tempo pensando sobre as dificuldades e o que falta do que nas coisas boas ao seu redor. Pode envolver muita saudade do país de origem e da vida que você vivia lá.
Dúvidas sobre ter ido para o exterior
No seu dia a dia, você começa a ser tomada/o pelas dúvidas sobre se deve permanecer neste novo país. Como você se sente triste e com saudades, parece que ter ido morar fora foi um erro. O problema é que esta dúvida se torna uma angústia na qual você começa a questionar sua capacidade de escolha. E não consegue perceber o que tem de bom em estar no exterior.
Dificuldade para dormir
Com o passar dos primeiros meses no novo país, em função da nova rotina, da adaptação, das preocupações, você começa a perder o sono. Primeiro é em alguns dias, depois se torna rotina. Parece natural não dormir bem. Aos poucos, os impactos em seu bem-estar começam a ficar visíveis, como ansiedade e dificuldade de concentração.
Frustração constante
Você começa a se sentir constantemente frustrado, porque nada disso que você tem vivido e sentido era esperado. Você achou que ia estar curtindo, aprendendo uma nova língua, conhecendo pessoas e lugares incríveis. As expectativas estavam longe da realidade.
Irritabilidade
As dificuldades de adaptação eram sentimentos de frustração e instabilidade emocional constante e muita irritabilidade. Você percebe que coisas pequenas te deixam muito incomodada/o. Começa a descontar nas pessoas ao redor sem tantos motivos. Há uma dificuldade sob controle dessa irritabilidade.
Falta de confiança
Você começa a acreditar que é incapaz em vários aspectos na sua vida: no trabalho, nas amizades, no ócio, nos relacionamentos amorosos, na comunicação.
Desesperança
Quando você chega a um estado de cansaço emocional você tem a impressão de que a situação não vai mudar e não consegue enxergar uma luz no fim do túnel, exceto voltar ao seu país onde tudo tem mais sentido.
Você poderá lidar melhor com o choque cultural se você primeiro identificar que está passando por um.
A terapia é um dos recursos que podem te ajudar na construção de uma vida que vale a pena ser vivida no exterior ou a dar passos que se te aproximem do que é importante para você, seja onde for.
Hey!: Se você gostou desse artigo deixa a gente recomendar que você leia este e este outro, se você quer aprender mais sobre o que esperar que aconteça ao se expatriar / migrar, assim como, ideias para gestionar esse processo.
–
Você reconheceu alguns desses sinais? Esse conteúdo foi útil para você? Deixa a gente saber. Apreciamos seus comentários abaixo!
–
A terapia online da Intercambiamente pode te ajudar a lidar com os processos de adaptação no exterior. Marque uma consulta clicando aqui
Acompanhe conteúdos sobre saúde mental e vida no exterior nas nossas redes:
Instagram: @intercambiamente.psi