Hoje trazemos aquelas questões existenciais que nos acompanham em grandes mudanças, especialmente uma tão importante quanto mudar de país…
O que você está deixando para trás?
O que você leva com você?
Quem você quer que ser no seu novo país?
Aqui vão algumas dicas de como lidar com as principais questões que assolam grande parte de quem vai morar no exterior e quer estar em dia com a sua saúde mental.
PROPÓSITO
Se mudar para um novo pais é como qualquer mudança significativa de vida:
necessita ter um objetivo e um motivo que o sustente. O que você quer conquistar ou viver em seu intercâmbio? O que te faz querer se mudar para outro país?
* Coloque em papel esses objetivos e motivações.
* Faça uma linha do tempo para te ajudar na hora de determinar seus próximos passos.
Desta forma, você verá se está dedicando seu tempo ao que é realmente importante.
EMOÇÕES
Separe tempo para preparativos práticos, como fazer um bom plano para o seu novo país, mas também para: A) lidar com suas
emoções, B) dizer até logo para pessoas queridas, C) se conhecer e entender seus sentimentos. Estrutura e rotina ajudam você a não esquecer o essencial.
* Permita-se um momento para ver como você está neste período agitado. Anote, faça videos, mande audios para amigos de confiança.
MEDOS & TRISTEZAS
É natural ter sentimentos conflituoso quando chega perto da hora de viajar. Podemos estar super felizes com o que nos aguarda no novo país, mas tristes pelas pessoas e pela vida que estamos deixando para trás, mesmo que temporário.
* Escute isso! Fale sobre com pessoas de confiança.Ao abordar suas dúvidas, você pode encontrar maneiras de impedir que elas se tornem realidade. E você perceberá o que precisa resolver, e quem pode te ajudar antes de chegar no novo país e se frustrar por lá
SENTIMENTO DE SOLIDÃO
Você não está sozinho! Aceite a ajuda de amigos para fazer as malas ou falar sobre seus medos. Acostume a pedir apoio. Algo que também vai acontecer em seu novo país. Aceitar ajuda é a maneira mais fácil de fazer novos amigos. Ajudar também.
* Naturalize seus momentos de vulnerabilidade e se abra para pessoas de confiança. Quando estiver viajando você vai conhecer muitas pessoas que compartilham dos mesmos sentimentos que os seus, mesmos medos, mesmas angústias.
* Dificilmente é só com você e lembrar disso nos traz paz!
É muito importante refletir sobre o impacto de uma mudança, como uma mudança de país. É por isso que nós do @intercambiamente apoiamos as pessoas para se preparar emocionalmente ao se mudarem para o exterior, mesmo que seja temporariamente.
Escreva pra gente se precisar lidar com isso com acompanhamento profissional.