É, 2023 esta aí. Já faz algum tempo que enfrentamos uma pandemia, eleições conturbadas — e seguimos na luta pelo hexa. Além de todos os desafios que esses últimos anos nos trouxeram, com o fim de ano chega também sentimentos variados e até mesmo antagônicos. Essa época pode ser um momento de alegria e/ou intensa tristeza. Embora não possamos controlar o mundo ao nosso redor, podemos praticar nossas habilidades para enfrentar desafios que ele tem e focar no que é mais importante para nós…influenciando assim nosso humor para melhor. Aqui vai algumas habilidades que você pode treinar pela perspetiva da DBT (terapia dialética comportamental, uma das terapias contextuais que trabalhamos na Intercambiamente – plataforma de saúde mental para brasileiras/os que vivem pelo mundo).
1) Pratique o estar presente (o famoso mindfulness): Mindfulness é prestar atenção ao momento presente, de propósito, com o coração aberto e sem julgamento. Durante o fim do ano, nossas mentes são sequestradas por preocupações sobre família, festas de fim de ano, o que queríamos ter conquistado e não conseguimos, o que achamos que falta em nossas vidas, o passado, o futuro, entre outros. O remédio é desacelerar e focar neste momento, fazendo uma coisa de cada vez e fazendo exatamente o que é necessário (que pode ser apenas estar presente e não fazer nada!). Gentilmente se lembre de voltar por aqui e para o agora quando a mente for longe. Faça quantas vezes for necessário. Lembre-se também de reservar um tempo para praticar a respiração, a imaginação ou simplesmente contemplar o que você vive hoje.
2)Tenha boa vontade: Essa habilidade é o oposto de tentar controlar tudo na hora de lidar com os outros e a vida. Ser obstinada (o) o tempo todo limita nossas opções e força todos ao nosso redor ficar encurralados (ou é como eu quero, ou não acontece). E geralmente associamos isso com o nosso valor (se não faz o que eu pedi, não gosta tanto assim de mim). Talvez não precise ser só do nosso jeito! Deixe de lado suas noções preconcebidas de como você acha que uma situação deveria ser e pratique a flexibilidade. Essa época do ano podem nos fazer sentir fora de controle, ao que às vezes reagimos tentando controlar tudo. As pessoas que praticam a boa vontade aprendem a dobrar para não quebrar quando faz sentido para elas (ajuda a caminhar em direção ao que é importante pare nós)!
Esperamos que tentar colocar essas técnicas em praticar e treinar suas habilidades te ajude não apenas no fim de ano, mas sempre. Sabemos que este momento pode gerar mais emoções intensas, pois remete a passar tempo com familiares e amigos que você não vê a muito tempo. Talvez você esteja reflexiva (o), pensando em tudo que fez ou não fez no último que passou. Até mesmo questione sua vida no exterior. O que eu estou fazendo aqui? Ou pense: ainda bem que tive a coragem de vir. Espero que ao colocar essas habilidades em prática, ao invés de se perder em pensamentos que geram desconforto ou sofrimento, você consiga olhar para aquilo que te alegra. Tomara que você tenha convidado aqueles amigos novos para passar o fim de ano juntos. Que você tenha feito a lentilha que ama mesmo que não seja tão gostosa quanto é quando sua tia faz. Que você tenha orgulho da sua escolha de viver no exterior, independente do amanhã. Que isso faça parte da sua rotina, independente do momento do ano que estamos. De braços abertos para o ano que nasce logo ali!
Com interesse de fazer terapia e se sentir em casa onde você estiver? Saiba mais sobre a terapia da Intercambiamente clicando aqui e agende sua primeira sessão.
Um abraço da psi Mirela